5 coisas para fazer na véspera de concurso

23-12-2014
Canetas e livros

O melhor a fazer em véspera de concurso é combater a ansiedade e se preparar física e psicologicamente. Saiba cinco passos infalíveis para acalmar os ânimos antes das provas:

 

– Equilíbrio emocional: a véspera do concurso deve ser encarada como um dia de descanso da mente. Cerque-se de coisas boas, pessoas de que você gosta, como amigos e parentes que trazem tranquilidade. Evite brigas, assista a um bom filme e ouça músicas que o estimulem positivamente.

 

Um estudo mostrou que desequilíbrios emocionais antes de uma prova podem diminuir a capacidade de raciocínio, compreensão e evocação de memória em até 40%, o que pode prejudicar em muito o desempenho final.

 

– Evitar estudar muito: a melhor coisa a fazer na véspera do concurso é se afastar dos livros. Porém, algumas pessoas sentem a necessidade de estudar, até como forma de se acalmar para a prova. Nesse caso, é importante estudar com moderação. Estudar demais nesse momento pode prejudicar o armazenamento do conteúdo revisado recentemente e ainda dificultar o resgate do conhecimento de longo prazo.

 

– Sono: o ideal é uma noite de sono completa, com oito horas bem dormidas, pelo menos. O sono restabelece o melhor da forma física e mental e vai prepará-lo para a maratona de perguntas e respostas. Converse com sua família para que nada venha a atrapalhar o seu descanso nesse dia tão importante, como televisões ligadas na madrugada, claridade, barulhos e outros incômodos.

 

– Alimentação: na véspera do concurso, não coma em lugar desconhecido ou comidas que não tenha o costume de ingerir. Você não quer ser surpreendido com um desarranjo intestinal no dia da prova. A refeição que vai anteceder a prova deve ser saudável. Coma bem, nem muito, nem pouco, evitando alimentos pesados.

 

– Prepare o material e o itinerário: saiba o itinerário do local da prova e o meio de transporte que você vai usar até lá. Separe os documentos necessários e o material que será usado. Separe alimentos para levar, como frutas ou biscoitos leves, além de água. Tenha com você remédios de emergência, aqueles para dores de barriga ou de cabeça, e os que você toma regularmente, se for o caso.

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