A boa educação de uma criança com necessidades especiais depende da parceria entre família e escola

28-04-2015
A boa educação de uma criança com necessidades especiais depende da parceria entre família e escola

O papel de parceira da família em relação à escola do seu filho é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido e ganhando cada vez mais força. Quando a criança tiver necessidades especiais, a importância desse papel é ainda maior, principalmente no momento da escolha da instituição de ensino.
 
Para que a escola saiba conduzir da melhor forma possível a educação da criança, é fundamental que ela tenha conhecimento de quais, segundo os pais, são as principais necessidades de desenvolvimento desse novo aluno, assim como suas características individuais mais marcantes.
 
O primeiro contato, a entrevista, é também o momento em que o colégio deve procurar perceber qual é o grau de aceitação dos pais em relação à deficiência que o filho apresenta. Esse é um detalhe que será fundamental no bom andamento da relação escola versus pais.
 
Embora o interesse principal da escola seja o aluno, é fundamental que a instituição sirva também como um ponto de apoio para os pais, que, muitas vezes, não encontram facilmente a ajuda de que precisam. No entanto, cabe ao colégio estabelecer os limites dessa relação, para evitar que seja criada uma dependência.
 
A escola deve, ainda, encarar com naturalidade a decisão dos pais de procurar outras opiniões com relação ao desenvolvimento da criança, assim como a rejeição a sugestões e conselhos, já que cabem exclusivamente a eles as decisões críticas em relação ao pequeno.
 
No entanto, é fundamental que isso não faça com que instituição deixe de estar acessível à família. Isso porque, muitas vezes, pais que iniciam o relacionamento com a escola de forma pouco receptiva podem mudar de posição com o tempo, passando a confiar mais nas opiniões ao passo que comprovam a competência e o preparo da equipe do colégio.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados