A História do Livro

16-08-2013
historia-do-livro

O livro faz parte da vida de quase todas as pessoas, seja como um companheiro fiel nas horas de lazer, ajudante na hora de estudar e fonte de conhecimento, mas você sabe quando e como surgiram os livros? Quem hoje entra em uma livraria ou se encanta com E-books, mal imagina o quão antigo é esse nosso amigo.

 

A história começa no Egito, ainda na antiguidade, com os papiros (Cyperus papyrus – planta usada para escrita, precursora do papel). Escrever nos papiros era uma atividade importante, porém exclusiva a um grupo de escribas (pessoa educada nas artes da escrita) com a função de fabricar textos religiosos. Os papiros são os “pais” do livro que conhecemos hoje.

 

Depois de prontos os documentos eram organizados pregando um papiro em outro formando um grande e único rolo. Por volta do século X a.c. surgiram os pergaminhos (pele de animal preparada para escrever)  que além de mais práticos eram mais resistentes que o papiro e permitiam a conservação por mais tempo, por isso alguns documentos da antiguidade podem ser estudados até hoje.

 

Foi nesta mesma época que surgiram os livros encadernados, as primeiras páginas ainda eram feitas de pergaminho. Na idade antiga os livros já eram da forma como conhecemos hoje.

 

Na idade média, tanto os livros quanto a prática da leitura eram exclusividade dos membros do clero, muitos livros sempre ficavam protegidos em igrejas e mosteiros onde os monges faziam belíssimas ilustrações e caligrafias em novos exemplares.

 

Já na renascença, no ano de 1454 houve um surgimento revolucionário, a invenção da imprensa de Gutemberg. O primeiro livro impresso foi A Bíblia Sagrada e nessa época, ter um livro impresso, era sinal de status e exclusividade das elites.

 

A popularização dos livros aconteceu por volta do século XIX, pois houve muitos avanços industriais e tecnológicos e com eles grandes produções e barateamento dos produtos. Com isso, os livros foram se dissipando na sociedade, surgiram as ficções o que fez com que a leitura se tornasse prática e popular.

 

Hoje encontramos livros dos mais variados gêneros e tipos, coloridos e ilustrados, são usados na educação e no lazer e continuam evoluindo, estamos acompanhando o surgimento dos livros digitais e temos o prazer de viver essa história junto deles.

 

 

 

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados