A Importância da Leitura para uma boa Redação

16-08-2013
boa-redacao

Escrever, muitas vezes, é um talento nato ou questão de treino e muita persistência. Independentemente de sua condição, a leitura é primordial para obter um bom resultado na escrita.

 

Quem lê muito tende a escrever melhor porque cria bagagem cultural mais ampla da qual se pode extrair conhecimento, ideias e conteúdo para uma boa redação. Por isso, é importante não se prender apenas a seu gênero favorito; leia de tudo: notícias, biografias, livros, revistas… Até a informação que parecer mais irrelevante pode vir a ser útil no momento da escrita, sem mencionar a possibilidade de participar de qualquer conversa sem “se sentir por fora”.

 

Outro aspecto importante da leitura para a redação é o conhecimento da língua portuguesa (ou de outros idiomas, por que não tentar?). Isso proporciona mais noções de ortografia e gramática, e, quanto mais conhecimento, menor a chance de cometer erros, desde os mais simples até os mais complexos.

 

Quando se trata de redações em provas de vestibulares e concursos públicos, sempre são apresentados textos de apoio para a composição do seu próprio. Portanto, a interpretação de textos conta como critério de avaliação, e a leitura proporciona um treino na capacidade interpretativa e facilita o desenvolvimento de uma boa redação, aumentando as chances de se obter um resultado satisfatório.

 

Mas cabe salientar que a leitura é importante não apenas para a redação; ela abre caminhos, traz informações, atualização, prepara um bom profissional. Não é à toa que ela seja tão incentivada.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados