Autismo é tema de palestra no Instituto Nacional de Tecnologia

01-04-2015

Na semana do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o ciclo de palestras Terças Tecnológicas do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) apresenta, nesta terça-feira (31), no Rio de Janeiro, o debate sobre “Autismo e recursos tecnológicos para inclusão educacional e social”.

 

Os palestrantes convidados são a psicopedagoga Bianca Fonseca, sócia da empresa Movimento Uniforme Reeducação Cognitivo-motora Ltda., incubada do INT, e o tecnologista Saul Mizrahi, da área de Engenharia de Avaliações e de Produção do instituto.

 

Ambos são parceiros no desenvolvimento de materiais didáticos que facilitam o processo de aprendizagem das pessoas com autismo. A psicopedagoga mostrará as ações desenvolvidas pelo Movimento Uniforme.

 

De acordo com Saul Mizrahi, as tecnologias assistivas têm uma função social. “A tecnologia pode facilitar o aprendizado e ajudar a incluir no convívio social alunos com limitações psicomotoras, sendo prioritário concretizar políticas públicas e de formação de profissionais para lidar com esses alunos nas escolas”, afirma.

 

Este é o papel da tecnologia assistiva para educação inclusiva, que nomeia uma linha de pesquisa do INT, já responsável pela transferência de alguns produtos para a sociedade por meio do “Projeto Gestão Escolar para a Escola Inclusiva”.

 

Coordenado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o trabalho agrega colaboradores das universidades Federal Fluminense (UFF), Estácio de Sá (Unesa), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além da Movimento Uniforme, Autismo BH e das secretarias de educação dos municípios fluminenses de Niterói, São João de Meriti, Belford Roxo e Maricá.

 

“A integração com os parceiros é fundamental, pois é a partir da sua experiência junto com o público do projeto que desenvolvemos esses recursos pedagógicos; que são ainda avaliados em sala de aula pelos professores”, explica o pesquisador Saul Mizrahi.

 

Ciclo de palestras

O evento ‘Terças Tecnológicas’ é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação. O objetivo do INT com o evento é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário e divulgar resultados de pesquisas e tecnologias inovadoras para a sociedade.

Fonte : Portal Brasil

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados