Bolsista do CNPq é premiada em programa de televisão

11-03-2014

Jovem descobriu substância no veneno do escorpião amarelo, que pode ser utilizada como antibiótico no tratamento da picada do artrópode

 

No primeiro episódio de 2014 do quadro Jovens Inventores – programaCaldeirão do Hulk, da Rede Globo -, a jovem pesquisadora e bolsista Júnior do CNPq, Nayrob Pereira, de 17 anos, ficou em primeiro lugar e recebeu a quantia de R$ 30 mil reais.

 

Estudante de biologia, Nayrob mostrou sua “invenção” batizada de “Veneno do Escorpião”. Ela descobriu uma substância presente no veneno do escorpião amarelo, que pode ser utilizada como antibiótico no tratamento da picada do artrópode.

 

Nayrob iniciou sua carreira na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011, após uma visita programada da escola aos laboratórios do Instituto Butantan. No ano seguinte, a estudante conquistou uma das bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (MCTI/CNPq).

 

Em 2013, foi premiada na 11ª da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace 11), com o projeto: “Uma nova função da neurotoxina TsTXK-beta no veneno do escorpião Tityus serrulatus”. “Eu não sei bem como descrever a sensação de ter ouvido meu nome no momento da premiação, foi um dos melhores momentos da minha vida”, relembra.

 

Com este projeto, Nayrob conquistou o quarto Lugar em Biochemistry (Bioquímica) na premiação geral da feira internacional: “The Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF)”, realizada nos EUA, desde 1950.

 

O Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic) foi criado pelo CNPq para despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.

 

Fonte: Portal Brasil

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados