Brincadeiras com livros despertam a memória e a criatividade das crianças

12-05-2015
criatividade das crianças

Especialistas afirmam que é fundamental que a criança desenvolva intimidade com o ritual da leitura antes mesmo de conseguir ler sozinha. Esse ritual compreende o contato com o papel, a concentração e a imaginação. Essa intimidade só é possível quando o leitor (pai, mãe, professor ou qualquer outro) faz brincadeiras com livros, de forma a criar imagens na cabeça dos pequenos e fortalecer sua capacidade de concretização das ideias.
 
As brincadeiras com livros devem ser feitas com interações entre o contador e a criança, por meio de desenho, escrita, jogos de caça-palavras e até atuação teatral. Isso tudo ajuda os pequenos a formar o hábito de leitura e a gostar da atividade. E, quando a criança começa a ler cedo, ela tenda a levar o hobby para o resto da vida.
 
A própria contação de história, ou seja, a simples leitura, já é uma oportunidade de o leitor inserir ingredientes que estimulem a imaginação, como mudanças de voz para caracterizar diferentes personagens e sentimentos. A reprodução do som de animais e de características do ambiente onde se passa o conto também ajuda os pequenos a entrar na atmosfera da história.
 
Junto ao livro, pode estar um caderno para desenho e lápis de cor. Assim, as crianças fazem a representação daquilo que elas aprenderam durante a contação, estimulando sua habilidade de concretizar ideias abstratas.
 
A partir do momento em que a criança começar a escrever, também será possível estimulá-la a criar notas de rodapé sobre algumas percepções que teve da história ou mesmo incentivá-la a dar sequência ao conto. Estes são fantásticos exercícios de contextualização e criatividade.
 
Para ajudar em questões como o desenvolvimento da fala e da comunicação gestual, que não são tão abordadas em atividades mais introspectivas, como a leitura e a escrita, vale também brincar de teatro. A diversão é garantida.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados