Como escolher a carreira certa

06-01-2015
Como escolher a carreira certa

Ao descobrir seus gostos e relembrar sua história de vida, faça um paralelo com suas características de personalidade, sua reação diante de diferentes situações, seus valores e habilidades. Converse com as pessoas de seu ciclo social para saber qual a opinião que elas têm sobre você. Você poderá discordar de alguns pontos, mas procure unir a opinião de quem convive com você com sua avaliação pessoal.

 

Muitas pessoas descobrem como escolher a carreira certa na sala de aula. O gosto por algumas disciplinas escolares pode lhe dar as pistas para tomar essa decisão. Vale pesquisar em que áreas as matérias das quais você gosta são aplicadas. Conversar com profissionais da área é sempre uma boa pedida, mas não entreviste somente pessoas que são consideradas bem-sucedidas. Peça opinião a profissionais de diferentes perfis.

 

Outros aspectos importantes são a situação do mercado de trabalho e a remuneração. Muitas áreas em alta hoje podem estar em crise daqui a quatro anos. Outras menos valorizadas podem passar a ser mais reconhecidas. Faça uma avaliação do cenário no futuro. A remuneração não deve ser o norte na sua empreitada de escolher a carreira certa, mas é preciso que os rendimentos lhe sejam satisfatórios para colaborar na sua qualidade de vida.

 

Feito isso, avalie se você realmente se decidiu de maneira coerente e se está preparado para fazer a escolha. Se não, espere um pouco mais e reflita. Se você já ingressou em uma área que acredita não ter muito a ver contigo, saiba que sempre existem maneiras para um recomeço. É uma questão de reorganizar a vida.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados