Como Funciona o Concurso Público?

08-08-2014
concurso-publico

Um concurso público é um processo seletivo no qual os candidatos tentam uma vaga para um cargo efetivo de alguma entidade governamental. Esse processo tem quase sempre a função de avaliar as competências do candidato em relação ao cargo pretendido e também evitar que políticos usem sua influência para colocar algum parente no cargo.

 

O processo seletivo ocorre a partir de provas objetivas, às vezes discursivas ou orais. Muitas vezes, dependendo do cargo, também ocorrem avaliações físicas ou psicológicas, mas, para as provas tradicionais, o conteúdo geralmente cobrado é o das seguintes áreas: Conhecimentos Gerais, Matemática Básica, Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, entre outras áreas específicas, dependendo do cargo pretendido.

 

Para se inscrever em um concurso público, você precisa ficar de olho nas datas e acompanhar todas as notícias na internet para saber quando as inscrições se iniciam e encerram. Para isso, basta entrar no site da entidade ou fundação que está promovendo o concurso, preencher sua ficha e pagar a taxa de inscrição.

 

Feito isso, preste atenção às datas das provas e prepare-se. Existem apostilas, cursos e muitas formas preparatórias, saiba escolher a que melhor cabe em suas condições.

 

Em um concurso público, alguns cargos podem ser ocupados por pessoas com nível de escolaridade médio; outros, por nível superior. Dependendo do cargo, um diploma específico é solicitado. Os salários também variam entre R$1.000 e R$20.000 por mês, dependendo do cargo, da entidade, do grau de escolaridade, entre outros fatores.

 

As áreas oferecidas também são muito variadas, mas as mais comuns são as de Saúde, Direito, Comunicação e Administração. As opções são inúmeras, encontre uma que melhor se encaixe no seu perfil, faça um bom preparo e confie no seu potencial.

 

Boa sorte!

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados