Como Incentivar as Crianças o Hábito da Leitura

16-08-2013
incentivando-a-leitura

Muitas vezes, a leitura é vista de forma equivocada como algo chato e maçante, quando, na verdade, pode ser uma das mais prazerosas atividades, que deve ser incentivada não só na escola como também em casa.

 

Com os livros, você pode conhecer mundos novos, pessoas diferentes e aprender muito. Além disso, quanto mais cedo a criança adquirir o hábito da leitura maior será o desenvolvimento da aprendizagem, do senso crítico, da criatividade e da autoconfiança.

 

Uma forma de incentivar o hábito da leitura é ler histórias para as crianças desde muito cedo. Deixe sempre livros por perto para que sejam inseridos no cotidiano dos pequenos, pois as histórias estimulam a curiosidade e podem fazer com que, em algum momento, a criança procure o livro por conta própria.

 

Sempre leia algo na frente dos pequenos, visto que costumam imitar as ações dos adultos. Ao observar as pessoas lendo, podem manifestar a vontade de fazer o mesmo; se eles demonstrarem interesse, não perca a oportunidade de ensinar esse hábito incrível.

 

Nunca aplique a leitura como castigo nem associe a atividade a algo penoso que possa causar sofrimento. É preciso mostrar que ler é algo prazeroso, muito mais uma recompensa do que uma punição.

 

No entanto, também tenha bom senso na hora de selecionar o que seu filho irá ler, pois quanto mais jovem for a criança, maior a necessidade da presença de um adulto no momento da leitura. Evite sempre conteúdos inadequados, bloqueie sites na internet, não deixe livros ou revistas impróprios expostos.

 

Além disso, não force os limites da idade da criança, ofereça uma leitura simples para as mais novas e aumente o grau de complexidade à medida que a criança crescer ou conforme o amadurecimento do hábito. Nada de oferecer livros extensos para crianças recém-alfabetizadas. Incentivar o hábito da leitura aos pequenos é um gesto de amor.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados