Como Surgiram os Concursos Públicos

06-10-2014
Alunos estudando

O concurso público é a principal maneira de selecionar funcionários para os respectivos cargos públicos, mas não foi sempre assim. Entre 1822 e 1889, o Brasil vivia sob um regime de império. Nessa época, os ocupantes dos cargos (de confiança ou não) eram sempre escolhidos pelo imperador, direta ou indiretamente. Sempre que um cargo público precisava ser preenchido, a decisão de quem o ocuparia cabia ao Imperador.

 

Em 1889, com a Proclamação da República, muita coisa mudou no contexto social e político do nosso país. Dois anos após o fatídico 15 de Novembro, com a primeira Carta Constitucional, foi mantido o sistema ilimitado de contratação e exoneração de servidores públicos.

 

Em 1937, Getúlio Vargas suspendeu a Constituição de 1934. Era o início do Estado Novo, no qual foi estabelecido um sistema imparcial para a escolha dos servidores. Foi nesse momento que surgiu o primeiro concurso público jurídico no Brasil.

 

Durante a Ditadura Militar, mais precisamente no ano de 1967 – a Sexta Constituição Brasileira –, foi validada a obrigatoriedade dos concursos públicos, com exceção dos cargos em comissão ou cargos de confiança. Essa norma é mantida até hoje.

 

Dessa maneira, com o tempo, alguns contextos mudaram e os concursos se tornaram mais difíceis devido à maior exigência de competências para ocupar os cargos. Encontre na Editora Rideel o conteúdo certo para se preparar para o cargo que você pretende ocupar.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados