Conheça 5 Grandes Escritores Brasileiros

16-08-2013
escritores

Nosso país possui uma cultura riquíssima, e quando se trata de literatura, não poderia ser diferente. O Brasil conta com um leque de incríveis escritores com obras maravilhosas que valem a pena ser lidas; por isso, selecionamos cinco grandes escritores brasileiros para contar um pouco sobre suas vidas e principais obras.

 

Machado de Assis

 

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 1839. Vindo de uma família muito pobre, sofreu preconceito por ser mulato, perdeu a mãe muito cedo e foi criado pela madrasta.

 

Era um menino muito estudioso. Na escola pública, estudou latim e francês, trabalhou como tipógrafo e foi funcionário público antes de se tornar um dos principais escritores do Brasil e também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

 

Suas obras são divididas em duas fases – a romântica e a realista –, mas foi nesta em que ele se destacou, por fazer uma profunda análise do ser humano.

 

Machado de Assis morreu de câncer, em 1908, no Rio de Janeiro.

 

Suas Principais Obras São:

 

– Dom Casmurro;
– Memórias Póstumas de Brás Cubas;
– Quincas Borba.

 

 

José de Alencar

 

Um dos percursores do Romantismo no Brasil, nasceu em 1829, no Ceará. Atuou como advogado, jornalista, deputado, ministro da justiça e escritor. Aos 26 anos, publicou seu primeiro livro, intitulado Cinco Minutos. Ao contrário de outros escritores romancistas da época, José de Alencar abordava a vida do índio e do sertanejo, e teve muitos seguidores.

 

Entre Suas Obras, Destacam-Se:

 

– Iracema;
– O Guarani.

 

 

Monteiro Lobato

 

Nascido na cidade paulista de Taubaté, formou-se em Direito e trabalhou como promotor público até se mudar para a fazenda que herdou de seu avô, onde começou a escrever.

 

Foi precursor da literatura infantil no Brasil, com a série de livros Sítio do Pica-Pau Amarelo, que encantou gerações e ainda encanta crianças de todo o Brasil.

 

 

Cecília Meireles

 

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 1901, no Rio de Janeiro; perdeu a mãe muito cedo e foi criada pela avó, D. Jacinta.

 

Começou a escrever aos 9 anos de idade e, mais tarde, formou-se professora. Também foi precursora da literatura infantil, tendo fundado a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, em 1934.

 

Suas Principais Obras São:

 

– Ou Isto Ou Aquilo;
– Poema dos Poemas;
– Criança, meu amor.

 

 

Manuel Bandeira

 

Pernambucano de Recife, Manuel Bandeira foi um dos nomes mais importantes do Modernismo no Brasil. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 e possui uma vasta obra composta, principalmente, por poemas.

 

O fato de ter interrompido seus estudos para tratar de tuberculose na Suíça não o impediu de escrever grandes clássicos e também atuar como cronista, jornalista, professor universitário e membro da Academia Brasileira de Letras.

 

 

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados