Conheça os benefícios de ler para crianças

23-12-2014
Conheça os benefícios de ler para crianças

O incentivo à leitura pode começar ainda nos primeiros meses de vida da criança. As histórias contadas ao pé do berço aos pequenos são o ingresso deles no mundo dos livros. Por isso, os pais devem estar atentos aos benefícios de ler para crianças quando elas ainda estão desenvolvendo os sentidos.

 

Conforme as crianças forem crescendo, a rotina de leitura deve ser encaminhada natural e cotidianamente. É importante ler perto deles, contar historinhas e conversar sobre o entendimento que tiveram a respeito do texto. Passeios literários a bibliotecas, museus, exposições e peças de teatros baseadas em contos infantis também são ótimos incentivadores.

 

Os benefícios de ler para crianças são enormes, e, quanto mais cedo começar, mais efetivos os resultados. No Brasil, 88% dos que leem com frequência disseram que ter recebido livros na infância foi fator decisivo para a criação desse hábito. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que cada ano acumulado de leitura influencia diretamente na faixa salarial das pessoas quando adultas.

 

Mas os maiores benefícios de ler para crianças estão relacionados aos ganhos na vida social e afetiva. Os livros ajudam os pequenos a construir seus valores precocemente, a terem mais autonomia na maneira de pensar e serem mais seguros emocionalmente, pela capacidade que passam a ter de entender problemas tanto no campo pessoal quanto em relação ao mundo que os cercam.

 

Por outro lado, a ausência de leitura dentro de casa pode ser um efeito da falta de proximidade entre pais e filhos ou mesmo uma causadora desse distanciamento. A leitura no lar fortalece os laços familiares e cria nas crianças a ideia de empatia e a consciência em ouvir o que o outro tem a dizer.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados