O Que é uma Crônica?

06-11-2013
o-que-e-cronica

As crônicas são textos, geralmente curtos, escritos em forma de narrativa, com linguagem simples que descrevem acontecimentos cotidianos. A origem do termo vem do grego chronos,que significa “tempo”. No início os autores eram limitados a escrevê-las de forma cronológica, expondo apenas fatos verídicos e sobre a nobreza. A partir do século. XIX, os cronistas passaram a abordar temas sobre política e o cotidiano. As primeiras crônicas surgiram durante o cristianismo, mas só foram publicadas em 1799, no jornal de Paris, Débats. Com o passar do tempo também foram impressas em folhetins e livros.

 

Existem vários tipos de crônicas, tais como: a descritiva, que faz uso de seres animados e inanimados; a narrativa, na qual se conta uma história, em formato lírico ou narrada em 1º ou 3º pessoa do singular; a dissertativa, quando é escrita de forma crítica, pois o autor mostra diretamente sua opinião sobre o assunto; a narrativa-descritiva, o  texto é escrito de forma detalhada, com definições das características dos personagens e o local onde se passa a história; a humorística é o tipo de crônica mais comum, com linguagem informal e sátiras; a lírica ou poética, escrita em forma de poemas ou em metáforas; a jornalística, usa-se fatos reais ou notícias; e a histórica,baseada em relatos históricos.

 

Uma curiosidade sobre o assunto é que a primeira crônica brasileira foi a “Carta de achamento do Brasil”, escrita por Pedro Vaz de Caminha ao rei português D. Manuel, detalhando os primeiros dias dos marinheiros portugueses no país.

 

Os principais cronistas são: Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Martha Medeiros, Max Gehringer, Carlos Eduardo Novaes, Luis Fernando Veríssimo, Rubem Braga, Fernando Ernesto Baggio, Lygia Fagundes Telles, Carlos Heitor Cony, Moacyr Scliar, Machado de Assis, Pedro Bial, Arnaldo Jabor, entre outros.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados