Dicas para Decorar Números e Fórmulas

22-10-2014
Fórmulas

Assim como as provas de vestibulares, os concursos públicos também exigem cálculos e muitas vezes não oferecem as fórmulas para realizá-los, por isso você deve memorizá-las para não ficar “na mão” na hora dos exames.

 

Uma das dicas mais simples para memorizar fórmulas é fazer muitos exercícios e escrevê-las todas às vezes e em cada passo do exercício. Isso funciona como um treino, fazendo com que você se lembre das fórmulas de olhos fechados.

 

Anote em algum lugar de seu caderno o que cada elemento da fórmula significa e sua função, o que ajuda a entender melhor o funcionamento do cálculo e também na hora de resolvê-lo.
Falar a fórmula em voz alta também ajuda. Experimente fazer isso não só no momento de resolver os exercícios, mas durante outras atividades, como tarefas domésticas, durante o banho ou na academia, por exemplo.

 

Existem vários macetes para decorar fórmulas. Vejamos o caso da fórmula de movimento da Física: S = So + Vo.t + at²/2. Ela é conhecida como “sorvetão”, pois os elementos que nela constam lembram essa palavra. Pesquise mais sobre os macetes e anote-os em seu caderno para consultar na hora do estudo.

 

Na mesma onda dos macetes, temos também algumas canções que ajudam a memorizar. Esse método tem sido muito usado nas escolas e em cursinhos e é um dos mais fáceis de memorizar, já que as pessoas geralmente se lembram de músicas melhor do que números em si.

 

É importante destacar que, além de muito treino, é preciso mergulhar nos estudos com vontade e determinação para obter bons resultados em qualquer tipo de avaliação. Portanto, se você quer ter bons resultados no investimento de seu futuro, mãos à obra! Pegue as apostilas e bons estudos!

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados