Dicas para fazer uma boa redação no Enem

24-02-2015
Dicas para fazer uma boa redação no Enem

A redação é fundamental para que se alcancem bons resultados no Enem. E os números relacionados a ela são alarmantes. Em 2014, quase 6,2 milhões de candidatos fizeram a prova. Destes, apenas 250 conseguiram nota máxima na redação, o que representa 0,004% do total. Mais de 529 mil candidatos tiraram nota zero e 217 mil tiveram a prova anulada porque fugiram no texto ao tema proposto. Para fugir das estatísticas negativas, confira algumas dicas para ter êxito na elaboração da redação:

 

– Não tenha a ilusão de que você fará uma boa redação sem ter os ingredientes principais: treino e dedicação. Fazer redações em casa é fundamental. E, para estar preparado para elas, a principal dica é ler. Ler muito! Isso vai desenvolver seu vocabulário. Assim, você estará pronto para discutir e escrever sobre todo tipo de assunto. Em casa, você pode, inclusive, primeiro debater o tema com alguém que possa ajudá-lo e, depois, redigir sobre ele. Ao criar essa rotina, você passará a ter uma prática que o deixará apto a desenvolver ideais relacionadas a qualquer tema que for proposto.

 

– Use citações relacionadas ao tema e saiba argumentar de forma coerente. As citações podem ser parte importante justamente para fundamentar seus argumentos e farão com que você mostre preparo ao avaliador. Para conseguir relacionar alguma citação ao tema, é fundamental que você leia frequentemente sobre todos os assuntos, e não apenas sobre atualidades. Outro ponto fundamental: tenha cuidado e paciência para costurar suas ideias. Simplesmente jogá-las no papel não fará de sua redação um bom texto. Você deve saber ligá-las, tornando seu texto coerente e, ao mesmo tempo, agradável de ser lido. E isso só se consegue com muita prática.

 

– Conheça as regras do Enem. Saiba todas as exigências e aprenda a obedecer às competências. Dessa forma, você agradará em cheio os corretores. Durante os treinos em casa, faça os textos sem fonte de consulta, exatamente da forma como terá que fazer no dia da prova. Procure criar um conflito e solucioná-lo com sua argumentação. Esteja preparado para o inesperado, para não se surpreender com o tema.

 

– Confie em si mesmo. Não se engane: sem autoconfiança, sua redação não vai para a frente! E procure mesclar estudos com momentos relaxantes e atividades de lazer e hobbies que realmente lhe deem prazer. Essa dosagem é fundamental para você chegar bem ao dia da prova.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados