Diferença entre Prosa e Poesia

29-10-2013
prosa-e-poesia

A prosa e o verso são duas formas de se fazer um texto literário e ambos buscam expressar conteúdo, às vezes instigar a imaginação entre outras finalidades. No entanto, existem diferenças entre os dois, que vão além dos versos e do texto corrido.

 

É aprendido que a prosa é um texto corrido e contínuo, e a poesia é feita em versos e com rima, sendo que a diferença é mais complexa e está mais ligada ao seu objetivo e expressão.

 

A prosa é o gênero em que se foca mais em questões lógicas e racionais, é a captação do não eu, ou seja, a prosa trata de assuntos de questões sociais, emoções de outras pessoas ou simplesmente retrata objetos.

 

É predominante na prosa o uso das linguagens narrativa e descritiva, e fixa em aspectos visíveis. Há ênfase na denotação, ou seja, as palavras possuem sentido literal.

 

O texto em prosa não deve ser necessariamente corrido e contínuo. Apesar de se enquadrar melhor nessa forma, pode-se fazer prosa em linhas descontínuas, caso o tema esteja relacionado a alguma questão racional, externa e não ligada ao eu.

 

A poesia é o gênero que trata de questões emocionais, internas; o sujeito volta-se para si mesmo e são abordados temas como aflições, paixões, conflitos internos, depressão, perda etc.

 

Sua linguagem não precisa ser narrativa nem descritiva, ela se fixa em aspectos invisíveis, podendo às vezes ser um pouco desconexa e aberta a várias interpretações.

 

A poesia tem ênfase na conotação, ou seja, as palavras estão no sentido figurado. Pode-se usar e abusar das figuras de linguagem. O importante é se expressar.

 

O texto em poesia se enquadra melhor em versos e forma descontínua, pode–se distribuir os versos de diferentes formas na folha de papel, sem parágrafo etc. Também existem poemas de estrutura determinada, como os sonetos.

 

Agora que você já sabe a diferença entre prosa e poesia, escolha seu gênero favorito e leia muito!

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados