Enfermagem do Trabalho

10-02-2014
Enfermagem do Trabalho

Enfermagem do trabalho é um curso de capacitação profissional voltado para profissionais da área da saúde, que os prepara para o planejamento e a execução de metas com foco na preservação da segurança, da saúde física e mental do trabalhador, na averiguação da periculosidade dos locais de trabalho, como também é de responsabilidade do enfermeiro do trabalho adotar ações preventivas contra acidentes e doenças ocupacionais e verificar os números de acidentes trabalhistas, mortalidade e inquéritos sanitários, além de ensinar o manuseio de equipamentos de proteção, demonstrar os primeiros socorros, oferecer palestras sobre cuidados com a saúde, entre outros.

 

Em 1884, na Alemanha, surgiram as primeiras leis preventivas contra acidentes no trabalho e, junto com elas, surgiu a necessidade do enfermeiro do trabalho. No Brasil, a regulamentação desse profissional se deu através do Decreto Legislativo 3727/19, mas somente em 1890 surgiu a primeira escola de enfermagem. Em 1973 houve a criação do  Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).  No início, a enfermagem do trabalho servia mais como atendimento emergencial do que preventivo, porém hoje já existem também o técnico em enfermagem do trabalho e o auxiliar do trabalho.

 

O técnico em enfermagem do trabalho é responsável por ajudar na execução sistemática da saúde dos trabalhadores e pelos números estáticos das doenças ocupacionais, tais como doenças epidemiológicas, lesões, etc. É responsável também pelas visitas domiciliares ou hospitalares aos acidentados durante o trabalho e até mesmo por auxiliar na execução de exames pré-admissionais, demissionais e periódicos.

 

Já o auxiliar do trabalho, além de ser responsável pelas mesmas funções do enfermeiro do trabalho, tais como ajudar no cumprimento dos programas de avaliação da saúde do trabalhador e na execução dos programas de controle de doenças ocupacionais, todas as suas atividades exercidas devem ser supervisionadas pelo enfermeiro do trabalho.

 

 

 

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados