Ensinando matemática para crianças

06-01-2015
Ensinando matemática para crianças

A maneira como as crianças vão lidar com a matemática começa ainda no ensinamento do sistema numérico. O uso da mecânica (o chamando “decoreba”) visa usar técnicas antes da compreensão, o que dificulta a aplicação contextual dos números. O ideal, portanto, é o ensino que segue a ordem de compreensão e aplicação.

 

Além de estimular o entendimento, ensinar matemática para crianças envolve outros aspectos fundamentais, como demonstrar interesse pelo que elas estão aprendendo. Muitos pais cometem o erro de desestimular os pequenos ao dizer que matemática é difícil ou chata. A criança passa a encará-la com pouca simpatia e considera que o esforço de aprender não será retribuído.

 

Ensinar matemática para crianças está relacionado com a confiança que elas possuem em sua capacidade de resolver problemas. Portanto, antes de passar exercícios novos e desconhecidos para elas, é aconselhável revisitar conteúdos que elas já dominam e se sintam confiantes e instigadas a resolver novos questionamentos.

 

Alguns métodos para ensinar matemática para crianças exigiam que elas aprendessem diferentes maneiras de se alcançar um mesmo resultado. Isso se torna enfadonho e acaba por desestimular a criatividade. É importante que os pequenos tenham livre iniciativa para que cheguem ao resultado do modo que acharem mais prático.

 

Na primeira infância, as crianças aprendem fazendo associações. Portanto, leve os problemas da matemática para o mundo real. Peça ajuda a elas na hora de aplicar alguma receita de cozinha que careça de contas ou mesmo fazer a contagem ou divisão do dinheiro.

 

Pais e professores devem ter contato constante para que as dificuldades que as crianças venham a apresentar sejam trabalhadas, tanto na escola quanto em casa.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados