Etapas de um Concurso Público

11-11-2014
Homem subindo a escada

Se você vai participar de um concurso público, então deve se informar sobre as etapas realizadas nos processos seletivos para se preparar adequadamente não só para as provas.

 

Um concurso público começa quando um órgão do governo, na maioria dos casos o Ministério de Planejamento de Orçamento e Gestão (MPOG), autoriza o órgão realizador a promover o concurso. Esse é um processo lento: pode levar meses para conseguir a autorização.

 

Autorizada a realização do concurso, segue a publicação de um edital, que é o anúncio do concurso, onde são divulgadas as datas de inscrição, possíveis datas de provas, números de vagas, conteúdos e outras informações importantes sobre a prova.

 

Passado o período de inscrições, vem o processo seletivo, que pode variar de acordo com o organizador ou o cargo pretendido. Podem ser apenas provas objetivas, provas discursivas, testes de habilidades físicas, psicológicas etc. As provas podem ser realizadas em um único dia ou em fases distintas.

 

Depois do período de provas e de a banca examinadora fazer a correção das discursivas, ocorre a divulgação do gabarito. Sempre há um período para reclamações e, se aprovadas, podem ocorrer segundas chamadas. Passado esse prazo, finalmente acontece a convocação.

 

Para facilitar o preparo para as provas e entender o funcionamento do processo de um concurso, é preciso conhecer as etapas de realização. Fique sempre de olho nos editais e nas notícias relacionadas ao assunto para encontrar algo que se encaixe no seu perfil. E lembre-se: nem sempre você conseguirá de primeira, mas sempre haverá novos concursos para você. Fique atento e não desista!

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados