Ferramenta digital para crianças simula urna eletrônica

14-08-2014

Software educativo ‘ApertaQuem’ facilita o entendimento sobre os processos democráticos nos ambientes escolares

 

Em época de eleições, a rotina de todo o País muda. Afinal, são mais de 25 mil candidatos concorrendo a cargos eletivos. Para ter visibilidade e garantir uma vaga no pleito, eles se empenham em suas campanhas e mudam a cara das cidades. São comícios, outdoors, propagandas em rádio e TV e debates em diversos veículos de comunicação.

 

Mas, se por um lado, toda essa movimentação dos candidatos atrai a atenção dos eleitores, por outro, o público infantil fica alheio aos acontecimentos. Como as crianças não participam do processo eleitoral e, muitas vezes, ainda não estudaram sobre a política nacional, fica difícil para muitos professores abordarem o tema em sala de aula.

 

Uma boa dica pedagógica para falar sobre eleições com as crianças é o software ApertaQuem 1.0. Desenvolvido pelo professor Marcelo Santos, o programa é gratuito e consiste em uma urna eletrônica educativa que realiza simulações de eleição em ambientes escolares, exclusivamente. “A ferramenta, na verdade, é para, além de facilitar o entendimento das crianças de processos democráticos e eletivos, permitir que a própria escola e professores utilizem o ApertaQuem para que sua gestão se torne mais democrática. Tive relatos de utilização para eleição de grêmios, mascotes e diferentes temas”, explica Marcelo.

 

Lançada oficialmente em 2010, a ferramenta já teve mais de 3.600 downloads. Com a aproximação de mais um pleito eleitoral, a expectativa é que o interesse pelo projeto cresça ainda mais e que auxilie o público infantil a participar da democracia. “Se desde pequenos, todos participarem de processos democráticos, crescerão cidadãos mais críticos e participativos. E o ApertaQuem é uma ferramenta para contribuir nesses processos”, defende o professor.

 

Fonte: Portal Brasil 

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados