Festival discute políticas públicas para teatro

17-10-2013

Festival Estudantil de Teatro Guti Fraga trata da educação no Brasil e a necessidade de políticas públicas que estimulem o teatro

 

Nesta quinta-feira (17), o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Guti Fraga, será o convidado do CaFETO, café-encontro que acontece durante a 13ª edição do FETO – Festival Estudantil de Teatro, em Belo Horizonte (MG). Das 17h30 às 20h30, Guti e o historiador e administrador cultural Célio Turino vão falar sobre educação no Brasil e a necessidade de políticas públicas que estimulem o teatro em sua base.

 

Com o tema “CaFETO As bases de hoje, o teatro de amanhã”, o encontro tem por objetivo criar um diálogo entre a sociedade civil e a esfera pública no sentido de refletir sobre a criação de estruturas e conjunturas sólidas, com foco em resultados de médio e longo prazo, e nas reais necessidades de investimento na formação de público para o teatro.

 

Festival Estudantil de Teatro

De 9 a 19 de outubro, o FETO – Festival Estudantil de Teatro reúne espetáculos, atividades formativas, diálogos e encontros. Neste ano, dois CaFETOs – tradicionais café-encontros que fazem parte da programação do festival desde 2007 – vão promover o diálogo sobre a relação entre arte e educação no Brasil e sobre a necessidade de políticas públicas que estimulem o teatro em sua base. Realizados nos dias 12 e 17 de outubro, os encontros contarão com a presença de representantes do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação.

 

Ao todo, serão 17 espetáculos, sete oficinas e dois encontros que ocuparão oito espaços da cidade – Espaço Aberto Pierrot Lunar, Esquyna, Funarte MG, Galpão Cine Horto, No Ato Cultural, Teatro Alterosa, Teatro Oi Futuro e Sesi Holcim. Quinze dos espetáculos que integram a programação foram selecionados a partir de um número recorde de inscrições – foram 142, vindas de todas as regiões do País. Os selecionados dividem-se nas categorias Escola de Teatro, com peças de estudantes de instituições profissionalizantes em artes cênicas, e Teatro na Escola, que abriga espetáculos de estudantes de cursos livres ou de quaisquer níveis de ensino.

 

Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o FETO tem por objetivo ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Sendo um festival estudantil por excelência, também abriga em sua programação atividades formativas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. Soma-se a isso, um trabalho de formação de público direcionado, principalmente, a crianças e jovens.

 

Nos seus 15 anos de existência, o FETO recebeu 578 inscrições de todas as regiões do País e abriu espaço para a apresentação de 203 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 2.550 estudantes participaram do festival, que contabiliza, ainda, um público de 45.200 espectadores.

 

Programação completa no site do FETO.

 

Fonte: Portal Brasil

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados