Fique Isento das Taxas de Inscrição dos Concursos Públicos

29-10-2014
Pessoas estudando

Na hora de se inscrever em um concurso público, muitas coisas precisam ser pensadas. Além de determinar os horários de estudos, é preciso pensar no custo, já que algumas taxas de inscrição podem ser muito caras, principalmente as dos concursos de nível superior.
No entanto, existem maneiras de se isentar da taxa, embora não haja uma lei federal que regulamente esse procedimento, dependendo de alguns editais. Confira a seguir algumas situações.

 

Desemprego

Se você estiver desempregado ou sem nenhuma fonte de renda, separe uma cópia da página de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social que contenha Número e Série, bem como das folhas do contrato de trabalho que identifiquem a data de entrada e saída do último emprego.

 

Baixa Renda

Se você tiver renda menor ou até dois salários mínimos, ou dependendo do concurso, você precisará apresentar uma cópia do holerite e da folha da Carteira de Trabalho e Previdência Social com Número e Série e a cópia da folha do contrato onde indica seu salário.

 

Doação de Sangue

Se você doou sangue três vezes em um período de 12 meses antes da publicação do edital, separe um documento expedido pela entidade coletora de sangue, lembrando que muitas vezes a doação deve ter sido feita em hospitais públicos.

 

Consumo de Energia

Se seu consumo de energia mensal não ultrapassar os 100 kWh, separe uma cópia das três últimas contas de luz, que devem ser do mesmo endereço que consta da ficha de inscrição.

 

Lembre-se: isso pode variar de edital para edital e até podem constar outras formas de isenção, por isso é recomendável que você fique atento aos editais para melhor se informar sobre o assunto. Boa sorte!

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados