Governo expande inclusão de pessoas com deficiência nas escolas

04-12-2014

Segundo o Censo Escolar, houve crescimento de 177% da formação de professores em educação especial em dez anos

 

A política de educação inclusiva adotada pelo Governo Federal promoveu o acesso e a expansão das pessoas com deficiência em escolas públicas. Na comparação dos dados do Censo Escolar de 2003 a 2013, houve crescimento de 177%  na formação de professores em educação especial. O Censo de 2013 contabilizou 93.371 educadores, enquanto em 2003 o dado era de 33.691 profissionais formados.
 
Em 5.553 municípios das cinco regiões do país, 648.921 alunos com deficiência – visual, auditiva, física ou transtornos globais do desenvolvimento – estudam em classes comuns da educação básica. Na educação superior são 29.221 estudantes matriculados em cursos de graduação.
 
Os dados foram apresentados pela Diretoria de Políticas da Educação Especial do Ministério da Educação, nesta quarta-feira (3), data que comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pelas Nações Unidas em 1998.
 
A acessibilidade arquitetônica, que é o preparo do espaço físico das escolas para receber alunos com deficiência, é realidade em 41.602 escolas da educação básica pública. Em 2003, 8.608 escolas tinham essa acessibilidade. O transporte escolar acessível também recebeu atenção. Estão em circulação 2.304 veículos acessíveis que transportam 59.904 estudantes.
 
No mesmo período, 2003-2013, o MEC financiou a criação de 30 centros de formação de profissionais da educação e de atendimento das pessoas com surdez (CAS) e de 55 centros de apoio pedagógico às pessoas com deficiência visual (CAP), abrangendo as 27 unidades da Federação.

 

Fonte: Portal Brasil

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