Há vários tipos de leitura para cada idade, sabia?

16-12-2014
Existe um tipo de leitura específico para cada idade?

Não há dúvidas da importância da leitura para todas as idades. Inclusive, é recomendado para mulheres grávidas atitudes como ler e cantar para seus bebês ainda dentro da barriga, para reforçar o vínculo entre mãe e filho. E depois que ele nasce, a importância continua e só aumenta. Mas você sabia que há diferentes tipos de leitura para cada idade? As características dos livros oferecidos para a criança devem acompanhar seu desenvolvimento e as peculiaridades (que são tantas e tão diferentes!) de cada etapa da sua vida. Por isso, os pais devem ficar de olho em detalhes como os que seguem.

 

Dos 2 aos 5 anos, as crianças devem ter os livros infantis como grandes aliados para diferenciar o mundo externo do interno. Seguindo a lógica dos tipos de leitura para cada idade, nesse período eles devem ajudá-las a entender a diferença entre o seu “mundinho mágico” e a realidade, por meio de gravuras de objetos comuns no seu dia a dia. Ainda não é a hora certa de contar uma história, já que nem sempre elas conseguem acompanhar o princípio-meio-fim. É, sim, o momento de apostar em cenas individuais que chamem a atenção dos pequenos por meio de jogos de ritmos e dos sons dos versos, sempre com muitas texturas e cores.

 

Dos 5 aos 9 anos, a criança está extremamente suscetível à fantasia. Por isso, deve-se investir em leituras mágicas, que a deixe maravilhada e aguce ainda mais a sua imaginação. É o momento certo para ler fábulas, lendas e contos e também começar a estimulá-la por meio de poesias, cantigas e até mesmo de trava-línguas.

 

Dos 9 aos 12 anos, a criança começa finalmente a se orientar no mundo concreto. Nessa fase, não se deve deixar totalmente de lado a leitura fantasiosa, mas sim ligá-la intimamente ao ambiente em que o pequeno vive, aproximando-a do seu cotidiano. Para isso, aposte em aventuras, ficções científicas, enigmas e narrativas ligadas à exploração.

 

Dos 12 aos 14 anos, na pré-adolescência, a criança começa a ter consciência da sua própria personalidade. Nessa etapa, é ainda mais importante atentar-se aos tipos de leitura para cada idade, já que a formação de “panelinhas” pode trazer também o desenvolvimento de atitudes agressivas como resposta a determinadas situações. Nessa fase, eles se interessam por histórias sensacionalistas, mas também estão começando a curtir enredos sentimentais. Aposte ainda em aventuras e jogos de RPG.

 

Dos 14 aos 17 anos, é quando o adolescente descobre seu mundo interior e começa a escolher seus tipos preferidos de livros, conforme molda e percebe as principais características de sua personalidade. Justamente por isso é importante que ele ajude a escolher as obras, já que pode preferir desde romances até livros de terror, passando pelo RPG, pelos quadrinhos e pelas aventuras.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados