A Leitura no Papel e os Benefícios para a Memória

22-09-2014
Biblioteca

Devido ao desenvolvimento da tecnologia, é muito comum nos depararmos com empresas que estão sempre produzindo Tablets e Smartphones com tela muito grande, o que acaba facilitando a leitura digital, sem contar com os Notebooks e Desktop, escolhidos como meio de leitura por muitas pessoas. Como não poderia ser diferente, os e-books tornaram-se muito populares, já que são livros digitais que dispõem de todas as informações contidas no livro de papel. Além disso, eles têm um custo menor, já que a editora não tem gastos com impressão. No caso de compras on-line, a pessoa recebe o produto em poucos segundos, diferente do que ocorre com o livro de papel, que precisa ser levado por transporte.

 

Contudo, alguns cientistas defendem a tese de que a leitura no papel traz mais benefícios à memória do que se comparados com a leitura de um e-book, o que realmente pode mudar a forma como as pessoas veem a leitura digital atualmente. Esse tipo de pesquisa surgiu com o desenvolvimento digital. No ano de 1992, foi constatado que, por conta da pouca resolução das telas da época, a pessoa fazia a leitura de forma mais lenta e, consequentemente, tinha dificuldade na hora de armazenar essas informações, algo que diminua potencialmente o resultado do aprendizado.

 

Mas, com o desenvolvimento das telas, elas conseguiram imitar muito bem o papel e potencializar bastante a leitura. Com isso, os estudos e levantamentos dessa informação acabaram se modificando e, às vezes, tendo controvérsias em relação ao desenvolvimento da leitura digital.

 

Porém, mesmo com esse desenvolvimento digital, a grande maioria dos estudos ainda confirma que a leitura no papel continua sendo a melhor opção, pois é a que mais oferece benefícios.
Ao contrário do que ocorre com o papel, a tela digital exige mais atenção visual, o que acaba dificultando o aprendizado, fazendo com que o potencial fixe-se principalmente no desenvolvimento da leitura e diminuindo, assim, o aprendizado tanto a curto quanto a longo prazo.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados