Mais de 6 mil estrangeiros se inscreveram para o Enem

25-09-2014

Para ingressar em uma universidade no País, estudante de fora precisa revalidar o certificado do ensino médio nas secretarias estaduais de educação

 

A edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou mais de 6 mil estrangeiros inscritos para as provas de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ano passado, participaram do exame cerca de 5 mil estudantes nascidos fora do País.
 
Dentre os requisitos, para cursar uma universidade brasileira, o estudante estrangeiro precisa revalidar o certificado do ensino médio nas secretarias estaduais de educação.
 
O Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. No sábado, dia 8, serão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília).
 
No domingo, dia 9, acontece o teste de linguagens e códigos, matemática e redação. O tempo do exame será mais longo no segundo dia, com duração das 13h às 18h30.
 
Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão impressas 18,3 milhões de provas incluindo normal, ampliada e braile, em cerca de 1.600 municípios em todo o País. Este ano, o exame registrou um recorde de inscrições, com cerca de 8 milhões de candidatos.
 
Edição 2014
 
O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Nos dois dias de prova, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
 
A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
 
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

 

Fonte: Portal Brasil

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados