Memória enferrujada nas férias? Nem pensar!

26-06-2015
a enferrujada nas férias Nem pensar

Ações banais que o estudante faz repetidas vezes dentro da sala de aula são muito poderosas na absorção dos conteúdos transmitidos pelo professor, como olhar para a lousa e treinar o vocabulário. Essas atitudes rotineiras ajudam a gravar as informações no cérebro, e, sem elas, a capacidade de memorização tende a diminuir.

 

Mas há sempre uma maneira de manter o cérebro das crianças ativo quando elas não estão na escola. Algumas atividades ajudam a manter o nível de concentração e continuam a trabalhar a memória para que, quando elas voltarem para a sala de aula, não sintam aquela preguiça mental tão conhecida e se adaptem rapidamente à rotina.

 

Um exemplo indicado por especialistas é brincar de quebra-cabeças. As versões desse jogo que usam palavras são ainda mais indicadas porque trabalham as memórias semântica e visual e ajudam muito na construção do vocabulário. Palavras cruzadas têm um efeito muito semelhante.

 

Os jogos de xadrez e dama também são bons para ativar áreas do cérebro que ficam preguiçosas quando os alunos deixam de frequentar a sala de aula por um tempo. Nessas atividades, é preciso um grande esforço de concentração e de memorização para realizar jogadas eficientes.

 

Mas o exercício cerebral mais indicado para manter a mente ligada é a leitura. Nela, os alunos conseguem empregar um alto nível de concentração e memorização, semelhante ao alcançado dentro da sala de aula. Por abranger memórias visual e semântica e por incentivar a concretização de ideias abstratas, a leitura é muito eficiente no armazenamento da informação.

 

Lembre-se de conversar com o seu filho, levá-lo para viajar e passear e incentivá-lo a brincar e a praticar esportes. O diálogo e a quebra da rotina são excelentes estimulantes, tiram o cérebro da mesmice e dão mais ânimo. Já os exercícios físicos aumentam a vascularização do cérebro e podem até impactar na criação de neurônios voltados à memória.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados