Nobel da matemática concede entrevista no Palácio da Alvorada

04-09-2014

Pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) recebeu recentemente a Medalha Fields

 

O pesquisador Artur Ávila, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), concede entrevista à imprensa no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), na manhã desta quinta (4).

 

Artur Ávila, 35 anos, recebeu recentemente a Medalha Fields, espécie de Nobel da matemática, por trabalhos em Sistemas Dinâmicos Unidimensionais, ramo que busca prever a evolução de fenômenos naturais. Ele foi o primeiro brasileiro vencedor da premiação.
 

Antes dela, o matemático havia vencido outros prêmios, como bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 1992; ouro na OBM em 1993, 1994 e 1995; prata na Cone-sul em 1994; ouro na Ibero-americana, Cone Sul e Internacional em 1995, Prêmio Salem em 2006; Prêmio da Sociedade Matemática Europeia em 2008; Grand Prix Jacques Herbrand da Academia de Ciências da França, em 2009; e o Prêmio Michael Brin, em 2011.

 

Premiação

 

A Medalha Fields foi concedida pela primeira vez em 1936 e, a cada edição, é entregue a, no máximo, quatro matemáticos com idade inferior a 40 anos, que tenham alcançados inéditos e revolucionários na área. Ao todo, 52 matemáticos já receberam o prêmio. É um reconhecimento equivalente ao Prêmio Nobel da matemática.

 

 

Fonte: Portal Brasil

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados