Organizando o dia a dia da criançada

08-09-2014
Caderno

Criar uma rotina é fundamental na vida de uma criança. Isso ajuda a resolver um problema comum entre os pequenos: a dificuldade de transição de uma atividade para outra. Uma dica para os pais é apostar em um cronograma com imagens para ajudá-las a antecipar as transições, mostrando as diversas atividades do dia a dia. Veja como criar esse cronograma e boa sorte!

 

Passo a Passo

1- Determine quais são as transições mais difíceis para seu filho, para escolher as características e as imagens do seu cronograma. As imagens devem estar relacionadas com essas dificuldades mais comuns. Por exemplo: se o pequeno tem dificuldade em cada transição que acontece no decorrer do dia, como escovar os dentes, ler histórias antes de dormir e ir para a cama, pode ser apropriado ter os horários junto à imagem para representar as horas específicas do dia e detalhá-las.

 

2- Organize os passos que você gostaria de incluir no cronograma em uma folha de papel. Alguns itens não podem ficar de fora em uma programação geral, como preparação para a escola, tomar café da manhã, ir à escola, voltar para casa, fazer as tarefas, jantar e se preparar para dormir.

 

3- Use ícones de programas de imagem para representar cada etapa do cronograma. Por exemplo, para a atividade “vista-se”, use o ícone de uma peça de roupa. Caso você deseje personalizar o cronograma, tire fotos do seu filho fazendo cada passo e importe as imagens para o seu documento. Dicas: podem-se encontrar clip arts grátis na internet, utilizando um mecanismo de busca, ou também é possível usar os disponíveis nos programas de edição de texto, como o Microsoft Word (no menu “Inserir”, vá em “Imagem” e depois em “Clip-Art”).

 

4- Em um programa de edição de texto, crie um documento que liste as atividades da rotina da criança. Digite cada passo em uma coluna à direita e importe as imagens à esquerda. Se você preferir utilizar fotos impressas, não se esqueça de deixar espaço suficiente na coluna da esquerda para colá-las no cronograma.

 

5- Imprima o cronograma em uma impressora colorida e lamine-o. Procure colocá-lo em uma área em que acontecem as transições que costumam ser mais difíceis. Por exemplo, se a transição de tomar o café da manhã na cozinha para se vestir no quarto é mais complicada para a criança, deixe o cronograma visível na cozinha, para que ela possa ser direcionada, e visualize o que deve fazer em seguida.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados