Passo a Passo para Fazer uma Boa Redação nos Concursos Públicos

04-11-2014
Jovem escrevendo

Se você está prestes a realizar um Concurso Público, com certeza deseja uma boa colocação na prova. Mas, para isso, é essencial ficar atento à Redação, uma vez que, bem elaborada, é o grande diferencial na contagem dos pontos. Para uma boa compreensão, é essencial que as normas gramaticais sejam aplicadas de forma correta. Seguem algumas dicas.

 

Verbos

Devem estar na terceira pessoa do singular; por exemplo, entende-se, lembre-se, prepare-se etc. Nunca use a primeira pessoa do singular.

 

Primeiro Parágrafo

Todo texto é dissertativo, por isso, no primeiro parágrafo, você deverá definir o tema que será abordado.

 

Planejamento

É importante ressaltar que você está pretendendo um cargo público e que a Redação Oficial tem regras formais bem claras. Esquematize a estrutura de sua redação, o que servirá como um apoio para não você se perder.

 

Conteúdo

Seja claro em seu texto, procure escrever o máximo de informações sem se exceder nas palavras e evite duplicidade de interpretação. Você pode usar palavras abstratas, desde que elas estejam em sua forma singular. Use exemplos de domínio público, ou seja, aqueles realmente veiculados nos meios de comunicação, evite afirmações generalizadas e de forma alguma use gírias.

 

Visual

Respeite as margens e os parágrafos, evite rasuras, além do uso excessivo de sinais gráficos, como interrogações, exclamações, aspas etc.

 

Revisão

Depois de pronto, revise seu texto com atenção e verifique possíveis erros de pontuação, ortografia, acentuação, vocabulário, concordância verbal e faça as correções necessárias.

 

No geral, lembre-se que em concursos públicos as redações devem ser desenvolvidas a partir de um tema proposto por uma comissão de avaliação. Leia a proposta com atenção e procure não “fugir” do tema, seja objetivo e claro em sua apresentação. A clareza é a base da qualidade do texto; revise e corrija, siga todas as regras e Conquiste sua Vaga!

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados