Questões de Direito Administrativo

11-04-2014
Direito Administrativo

Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que há uma grande quantidade de pessoas que acabam por ter um grande interesse em participar de concurso público, no entanto, uma das matérias que acabam por ser consideradas como mais frequentes a serem solicitadas nestas provas, seriam com relação ao direito administrativo. Sendo assim, vamos entender agora mesmo o que é o direito administrativo, qual a sua origem e também quais os poderes da administração publica o direito administrativo acaba por tratar, e claro, algumas das questões que poderão cair nas provas.
 

Quando Falamos Sobre Direito Administrativo

 

O que acontece, é que quando falamos sobre direito administrativo, estamos falando sobre a área do direito que trata da administração pública, fazendo com que desta forma, ocorra algumas determinações, assim como também leis que acabam por ser consideradas como bastante especificas para que assim ocorra a administração dos bens e deveres públicos.

 

Quais Poderes da Administração Publica o Direito Administrativo

 

O primeiro poder seria o Vinculado, o poder discricionário, poder hierárquico, disciplinar, regulamentar, entre tantas outras, fazendo com que assim cada uma acabe por atender de forma bastante especifica a sua área, e claro, também não podemos nos esquecer do fato de que o direito administrativo também poderá ter uma forte relação com as áreas de atuação tanto legais, como até mesmo policiais.

 

Questões de Direito Administrativo

 

1 – Com relação as principais questões que acabam por cair nas provas de concursos públicos, podemos verificar por exemplo:

 

Constitui uma exceção constitucional ao principio da organização legal do serviço publico: a – extinção de cargo publico vago, b – criação de órgãos públicos, c – extinção de órgãos públicos vagos, d – criação de cargo publico.

 

2 – o processo através do qual a administração publica transfere a titularidade e a execução de determinados serviços através de lei é denominado: a – desconcentração administrativa, b -descentralização por serviço, c – descentralização politica, d – descentralização por colaboração.

 

3 – segundo jurisprudência do STJ das etapas que constituem o ciclo de policia, poderão ser delegadas a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da estrutura da administração publica as seguintes etapas: a – ordem e consentimento, b – consentimento e fiscalização, c – fiscalização e sanção, d – ordem e sanção.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados