Saiba como incentivar uma criança a ler

11-11-2014
Crianças lendo

A grande maioria das crianças tem como impulso para a leitura a influência de pessoas mais velhas, em especial os pais ou o professor. Ainda que sejam muito pequenas e que não tenham aprendido formalmente a ler, é necessário que sejam incentivadas a criar o costume para a leitura.

 

Para os pequenos que já vivem em um ambiente de leitura ou escrita regular, em lares em que as pessoas têm mais contato com as letras, a criação do hábito é mais natural, pois eles tendem a imitar as ações dos parentes. Já para aqueles que não têm a oportunidade de viver em um ambiente de maior culto à leitura, a escola passa a ter importância ainda maior.

 

É na educação infantil que as crianças estão mais propensas a ingressar nesse mundo. Nessa fase da vida, elas estão muito suscetíveis a criar histórias em suas mentes, a interpretar tudo o que recebem de uma maneira muito criativa, incorporando as histórias que leem ou ouvem em suas brincadeiras do dia a dia.

 

Nessa primeira fase da vida, o contato com o livro é muito mais físico do que propriamente intelectual. Portanto, para o desenvolvimento do raciocínio, é fundamental que as crianças ouçam histórias contadas pelos pais ou professores. Essas histórias devem conter partes do mundo das crianças, como animais, cores, objetos e momentos da rotina que elas vivem, para que se sintam dentro da história e desenvolvam a abstração de maneira mais eficiente.

 

Além disso, a dificuldade que muitas crianças mais velhas e adolescentes têm em prestar atenção em alguém que fala é exatamente pela falta de contato com o tom da voz de outras pessoas ligadas a experiências positivas, como a contação de histórias.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados