Saiba como organizar os estudos em ano de vestibular

09-12-2014
Menina estudando

Você sabe como organizar os estudos em ano de vestibular? Algumas dicas podem ajudá-lo a facilitar o envolvimento com aulas, leituras e exercícios, de maneira a não perder o foco nem o ânimo ao longo do processo.

 

O primeiro movimento a ser feito é criar um cronograma de estudos, registrando em uma tabela em quais dias e horários você vai se dedicar a essa atividade. Lembre-se de fazer algo que esteja ao seu alcance e não criar uma rotina que será incapaz de seguir. Descanso e lazer são fundamentais para o bom rendimento no estudo.

 

Estudos de segunda a sábado são suficientes para quem tem aulas na escola ou no cursinho apenas em meio período. Para quem trabalha e tem menos tempo para os estudos durante a semana, o sacrifício terá que ser maior. O domingo também será dia de revisão de conteúdos.

 

A sua rotina vai definir como organizar os estudos em ano de vestibular. Se você está no colégio ou no cursinho, deve dar atenção total à aula que está sendo apresentada. E mais: continuar a estudá-la depois que sair da sala. Os conteúdos precisam ser revisados poucas horas depois de estudados para uma melhor memorização.

 

Leia compulsivamente. Esse é o princípio básico para quem deseja ter êxito nas provas. Livros, revistas, jornais e sites de conteúdos acadêmicos e de notícias devem ser companheiros diários do estudante.

 

Com a leitura, a escrita se desenvolve quase automaticamente. Escrever também deve ser uma rotina. Uma redação por semana é o mínimo para aprimorar a capacidade de argumentação e o vocabulário. Peça para que alguém com conhecimento leia seu texto e aponte possíveis falhas.

 

Prepare um lugar calmo e aconchegante para desenvolver os seus estudos. É preciso se sentir confortável para essa atividade. Estudar é um ato, na maioria das vezes, solitário. Evite qualquer interferência externa e, se sua casa for muito barulhenta, procure algum lugar tranquilo para isso. Pode ser uma biblioteca, uma praça ou mesmo as salas do cursinho ou da escola.

 

Saber como organizar os estudos em ano de vestibular é ter consciência também que é preciso abrir mão de outras atividades. Tenha os estudos como prioridade e se dedique. Abra mão de algumas tarefas que tomem o tempo e a energia que você deveria dedicar aos livros e cadernos. No fim, haverá a recompensa.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados