São Paulo recebe ‘Semana de Cultura Viva Comunitária’

04-12-2014

Encontro prevê atividades de intercâmbio, formação e reflexão sobre políticas públicas e economia social

 

A Semana de Cultura Viva Comunitária, em São Paulo, recebe representantes de organizações e redes culturais comunitárias de 17 países da América Latina, de 2 a 7 de dezembro de 2014.
 
O encontro prevê atividades de intercâmbio, formação e reflexão sobre políticas públicas, economia social e outros temas fundamentais para a diversidade cultural dos países latino-americanos. Pontos de Cultura de São Paulo, de outros estados brasileiros e de outros países do Continente trarão contribuições à pauta da Semana.
 
As atividades compõem a agenda comemorativa dos 10 anos de construção do Programa Cultura Viva, política da cidadania e diversidade cultural brasileira, que agora é Política Nacional de Cultura Viva, (Lei n° 13.018, de 22 de julho de 2014).
 
A programação envolve diálogos, formação e reflexão, em duas etapas. Entre os temas centrais de discussão estão as mídias livres, a economia social, territórios como espaço de diversidade cultural, tecnologias sociais e a formulação e o desenvolvimento de políticas públicas de cultura.
 
A primeira etapa do evento consiste num circuito de intercâmbios entre os representantes latino-americanos e os Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, com 12 ciclos de atividades na Capital, Regiões Metropolitana e do ABC, Baixada Santista e Interior.
 
Já a segunda fase do encontro acontece em diversos equipamentos culturais da Capital Paulista, como o Paço das Artes, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Parque Ibirapuera. Além das atividades culturais de intercâmbio e formação, este segundo bloco integra também o II Encontro do Conselho Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária.
 
“Durante esta etapa, teremos vários encontros interculturais, étnicos e territoriais que vão acentuar o intercâmbio cultural e a integração entre Pontos de Cultura do Brasil e projetos culturais da América Latina”, ressalta Thiago Vinicius Paula, da organização do encontro.

 

Fonte: Portal Brasil

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados