Universidades federais abrem 420 vagas no Brasil

14-05-2014

Nordeste é a região que mais receberá vagas, com um total de 240 oportunidades a serem oferecidas por cinco instituições

 

O governo federal divulgou, nessa terça-feira (13), por meio da portaria 274, a lista das Universidades Federais que receberam autorização para criar 420 novas vagas para cursos de medicina no interior do País. Ao todo, oito cursos de instituições do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste do País serão contemplados.

 

A expansão na formação médica faz parte de uma série de medidas estruturantes que integram o programa Mais Médicos, com foco na diminuição da carência de profissionais médicos no País e na expansão do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo programa, serão criadas 11.447 novas vagas de medicina e 12.372 vagas de residência até 2017.

 

As 420 novas vagas serão oferecidas já a partir segundo semestre deste ano. O Nordeste é a região que mais receberá vagas, com um total de 240 vagas a serem oferecidas por cinco instituições. Outras 60 serão abertas no Sudeste e 120, no Centro-Oeste.

 

No Nordeste, as unidades de ensino vão oferecer os cursos em Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Barreiras, na Bahia; Parnaíba, no Piauí, e Caicó, no Rio Grande do Norte. No Sudeste, em Teófilo Otoni, Minas Gerais. No Centro-Oeste, em Jataí, Goiás, e em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

 

Ampliação de vagas

 

Além de instituições públicas, a expansão de vagas também será implementada em universidades particulares. Conforme preveem as regras do programa Mais Médicos, essas instituições de ensino precisam estar em localidades que atendam à necessidade social da oferta de curso de medicina, além de contar estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde no município.

 

Ministério da Educação já pré-selecionou 49 municípios aptos para expansão que estão recebendo visitas técnicas para verificação do cumprimento dos critérios pré-estabelecidos. As cidades contempladas estão distribuídas em 15 estados das cinco regiões do País e podem ser acessada pela Portaria nº 731.

 

Acompanhe a distribuição das 420 vagas autorizadas

 

INSTITUIÇÃO

CIDADE CONTEMPLADA

VAGAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

JATAÍ – GO

60

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUTINHONHA E MUCURIPE

TEÓFILO OTONI – MG

60

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

TRES LAGOAS – MS

60

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

PAULO AFONSO – BA

40

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PARANAÍBA – PI

40

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CAICÓ – RN

40

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

TEIXEIRA DE FREITAS – BA

80

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

BARREIRAS BA

40

TOTAL DE VAGAS

420

 

Fonte: Portal Brasil

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados