Vantagens das Escolas em Adotar os Livros Digitais

16-08-2013
livro-digital

Com o desenvolvimento avassalador da tecnologia, o dia a dia das pessoas está se modificando rapidamente, e essa mudança, ainda que em estágio inicial, chega às escolas. Algumas escolas particulares espalhadas pelo Brasil estão adotando livros digitais, apesar de ainda não haver um padrão estabelecido para o uso, pois está em fase experimental.

 

Essa nova tecnologia está trazendo uma série de vantagens, por exemplo: além da facilidade de manuseio e leitura, o uso de livros digitais em escolas aumenta o interesse dos alunos em aprender, pois as crianças e os adolescentes estão muito familiarizados com tecnologia; diversos livros podem ser inseridos em um tablet, que é um aparelho leve, evitando que as crianças carreguem aqueles pesos abusivos que prejudicam a coluna vertebral; o material estará disponível sempre que necessário, sem haver o risco de esquecer um ou outro livro em casa.

 

Além de apostilas e materiais didáticos, outra ideia interessante é digitalizar a biblioteca da escola e disponibilizá-la para os tablets, pois facilita a leitura de livros que não estão em seu melhor estado de conservação, além de evitar a falta de exemplares para todos os alunos, já que cada um terá uma “cópia” sempre por perto.

 

Uma das grandes vantagens do livro digital é a imensa economia de papel, o que significa menos árvores derrubadas, e melhor qualidade do ar e de vida. É uma opção sustentável de aprendizagem e o planeta agradece.

 

Sabemos que ainda há muito a ser feito, visto que nem todas as escolas disponibilizam tablets para os alunos por causa do alto custo, por isso, infelizmente, ainda é uma prática adotada apenas em algumas escolas particulares. No entanto, é importante planejar formas de tornar essa prática mais acessível, principalmente à rede pública, pois os livros digitais, com certeza, só têm a acrescentar e vieram para ficar.

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados