Veja meios para manter a mente ativa e aumente a memória

11-06-2015
Veja meios para manter a mente ativa e aumente a memória

Esqueça aquele estereótipo de nerd que não faz nada na vida além de estudar, que se limita a ficar em frente de um livro ou de um computador e que, por isso, detém uma capacidade quase sobrenatural de absorção de conteúdos. A forma como a sua memória vai funcionar está diretamente relacionada ao fluxo sanguíneo do corpo. Portanto, o exercício físico é essencial para melhorar sua capacidade de aprendizagem.

 

A movimentação do corpo aumenta a quantidade de neurônios no hipocampo, parte do cérebro destinada à memória, juntamente com o cerebelo. E é pela relação íntima que tem com o hipocampo que faz com que a visão seja também muito importante no armazenamento de informações.

 

Dedicar atenção visual a um fato pode aumentar consideravelmente a capacidade de armazená-lo, mas ela deve ser acompanhada de alguma outra atividade que estimule o cérebro. No aprendizado na escola, por exemplo, aprender lendo na lousa é muito eficiente porque são combinadas as memórias visual e semântica, essa segunda relacionada à capacidade de concretização de conceitos abstratos.

 

Para a boa memorização, exercícios como quebra-cabeças, xadrez, dama e palavras cruzadas são muito bons, mas nenhum método para armazenar memória é mais eficaz que a boa e velha leitura. Ela é capaz de combinar memórias visual e verbal e cria uma espécie de sala de arquivos no cérebro, que, em algumas pessoas, é mais bagunçada e, em outras, mais organizada. O aprendizado é armazenado de forma que possa ser interligado com outros aprendizados e utilizado no futuro.

 

A rotina o cansa, não é? As mesmas paisagens, as mesmas tarefas e pessoas. Pois é, antes de você sentir que sua vida está meio monótona, o cérebro já havia se dispersado e deixou de prestar atenção nas coisas. Por isso, mude pequenas rotinas ao longo do seu dia, reorganize suas tarefas com frequência, mude de caminho para chegar ao trabalho e oxigene seu dia a dia e seu cérebro. Mas atenção! Mudar demais a rotina pode estressar tanto quanto mantê-la estática. Então, evite exageros.

 

O jogo dos sete erros também ajuda a estimular a memória porque faz você detectar pequenas diferenças entre objetos e cenários muito parecidos. Ao olhar para uma imagem, você precisará se lembrar de outra e compará-las entre si. Isso nada mais é do que parte fundamental do processo de argumentação que os alunos aprendem nas aulas de redação. Portanto, também faça comparações e criação de sínteses entre situações diferentes que você encontra na sua vida e no mundo.

 

Compartilhe

Faça um comentário

Livros relacionados

Posts relacionados