Autor: Juliana Ribeiro e Miguel Horvath
É com muita satisfação que apresento esta obra sobre família e seus reflexos na proteção. A família é resultado da cultura e recebe forte influência da organização social. Dessa forma, observamos que a formação familiar está diretamente ligada à própria natureza social humana. A família como instituição proteiforme exige a observação constante da sociedade para que sejam identificados os aspectos diferenciais no tempo e no espaço. Impondo-se a necessidade de juridicamente se reconhecer os novos sujeitos de direito da proteção familiar.
A Constituição Federal de 1988 deu forte ênfase à proteção à família, bem como determinou a proteção da família diante da seleção de contingências sociais familiares. Família pode ser conceituada sob o prisma teológico, psicossocial e jurídico. A presente obra elege como fio condutor o novo conceito de família, sua classificação e seu impacto nas relações jurídicas, em especial a previdenciária. Esta obra, ao tratar do tema, parte da análise do conceito de família e seus reflexos após a Constituição de 1988, sua classificação e identificação dos novos sujeitos que integram a família, a análise das características do casamento e da união estável, da proteção da mulher em face da violência doméstica, da proteção assistencial aos integrantes da família, da proteção ao idoso, da multiparentalidade, da reprodução médica assistida e do poliamor.
Coordenadores e autores esperam colaborar para a proteção da família com a publicação desta obra como ferramenta de difusão do conhecimento.
Miguel Horvath Júnior
Anônimo
Miguel Pereira - RJ
03/05/2021
Ótimo