Vade Mecum Estratégico Carreiras Jurídicas

R$ 289,90
ISBN
9788533962057
Disponibilidade: Fora de estoque

Coord: Ricardo Torques

 

Org.: Alessandro Sanchez, Felipe Duque, Igor Maciel, Ivan Marques, João Lawall, Leonardo Tavares, Matthaus Cardoso, Michael Procópio, Paulo Sousa, Nelma Fontana, Rodolfo Penna, Rodrigo Vaslin, Thiago Leite

 

A Editora Rideel, reconhecida no mercado editorial pela excelência de seus vade-mécuns, apresenta, em parceria com o Estratégia Carreira Jurídica, o Vade-Mécum Estratégico. Trata-se de material de estudo, não de consulta. Nosso Vade-Mécum é recurso didático fundamental para que você estude (e memorize!) a legislação com frequente incidência em provas de concursos jurídicos nas principais disciplinas.

 

Diferentemente de um vade-mécum comum, selecionamos trechos da legislação a partir de duas premissas: assuntos mais cobrados e temas "quentes" (ainda que não cobrado historicamente). Como cerca de 80% das questões são elaboradas a partir da legislação, saber como e o que estudar é passo necessário para aprovação em provas preambulares. 

 

Em relação à primeira premissa, consideramos a incidência em provas de assuntos para selecionar os trechos mais importantes da legislação. Sabidamente, os examinadores são seletivos, cobram aquilo que é mais relevante para carreiras jurídicas. Há inúmeras passagens legislativas pouco cobradas, que trazem regras procedimentais ou enunciam situações jurídicas pouco relevantes na prática. Isso não significa zero incidência em provas, mas baixíssima incidência. Como é impossível memorizar toda a legislação, fizemos escolhas difíceis e selecionamos apenas o que, numa relação custo-benefício, é válido para provas de concursos.

 

Em relação aos temas "quentes", nosso time de professores escolheu excertos legislativos importantes. Nesse ponto, a relação não foi estatística, mas baseada na percepção e experiência de nossos experts. Por vezes escolhemos assuntos a partir de temáticas atuais no mundo jurídico, fruto de discussões doutrinárias e jurisprudenciais. Por vezes, escolhemos assuntos decorrentes de legislação recente, de novos institutos e regras.

 

Essas duas premissas tornam nosso Vade-Mécum único. Você terá em mãos cerca de 20% a 30% do conteúdo legislativo, apenas a essência do que é cobrado em provas.

 

Tem mais!

 

Observe que, mesmo com a seleção de trechos legislativos, nosso material tem aproximadamente 680 páginas. Evidentemente que, por se tratar de material de estudo, nossa formatação é mais espaçada, para facilitar a leitura e marcação do material. De toda forma, um material mais compacto que esse corre enorme risco de ser superficial, além de perder a pretensão pedagógica deste material.

 

 

Para proporcionar visualmente um recurso favorável ao processo de aprendizagem/memorização fizemos destaques no texto, por intermédio de grifos e marcações em negrito. Assim, usamos:

 

a) negrito para destacar dados objetivos que demandam memorização (exemplo, prazos);

b) grifo para informações especiais.

 

De todo o material, grifamos apenas 10% do texto para realmente chamar atenção dos pontos mais relevantes.

 

Quanto à estrutura do material, nosso Vade-Mécum não foi organizado a partir da base legislativa, mas a partir das disciplinas que o integram. Você não irá estudar a Constituição, mas Direito Constitucional. Desse modo, você lerá, naturalmente, diversos trechos da Constituição, mas terá contato necessário com, por exemplo, as leis de controle de constitucionalidade e as leis que regem as ações constitucionais. Dito de outra forma, ao estudar Direito da Criança e do Adolescente, para além do ECA, você terá trechos da Constituição e das demais leis que orbitam o sistema da infância e da juventude.

 

O objetivo deste material é permitir o estudo para as mais variadas carreiras jurídicas, o que inclui carreiras da magistratura, de membro de MP, de procuradorias, de delegado de polícia, de defensorias públicas e de oficiais de cartório. É possível, também, preparar-se, por intermédio deste material, para concursos de analista judiciário. Desse modo, contemplamos a lista de disciplinas abaixo, a qual relacionamos com o professor responsável pela matéria.

 

Direito Constitucional - Nelma Fontana
Direito Administrativo - Rodolfo Penna
Direito Civil - Paulo Sousa
Direito Processual Civil - Rodrigo Vaslin
Legislação Civil Especial - Paulo Sousa
Direitos Difusos e Coletivos - Rodrigo Vaslin
Direito Penal - Michael Procópio
Direito Processual Penal - Leonardo Tavares
Legislação Penal Especial - Ivan Marques
Direito Tributário - Felipe Duque
Direito Empresarial - Alessandro Sanchez
Direito Financeiro e Econômico - João Lawall
Direito Internacional - Matthaus Cardoso
Direitos Humanos - Ricardo Torques
Direito Ambiental - Thiago Leite
Direito Eleitoral - Ricardo Torques
Direito do Consumidor - Igor Maciel
Direito da Criança e do Adolescente - Ricardo Torques
 

Em síntese, o Vade-Mécum Estratégico Carreiras Jurídicas constitui ferramenta imprescindível de estudo, com os trechos mais relevantes da legislação (a partir da incidência e de temas quentes de prova), com grifos e marcações para facilitar o processo de memorização.

 

Esperamos que além de instrumento profícuo de estudos, a leitura da legislação torne-se aprazível e, naturalmente, o índice de acerto em provas objetivas melhore significativamente.

Mais informações
País de Origem Brasil
Autor: Ricardo Torques
Número de páginas: 680
Ano: 2024
Acabamento Brochura c/orelhas
Edição 1ª Edição
Editora Rideel
Formato 17X24
Linguagem Português
Frete grátis Sim
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Vade Mecum Estratégico Carreiras Jurídicas